Justiça Poética

domingo, maio 21, 2006

Anna Akhmátova (1889-1966)


Anna Akhmátova é considerada a maior poetisa
russa do século XX. Compartilho dois dos
seus poemas que mais gosto, traduzidos por
Jorge de Sena.











Como Pedra Branca


Como pedra branca no fundo do poço
dentro de mim está uma memória.
Nem quero afastá-la, nem posso:
é sofrimento e é prazer e glória.

Julgo que quem olhar-me bem de perto
dentro em meus olhos logo pode vê-la.
E ficará mais triste e pensativo
que alguém que escute uma anedota obscena.

Eu sei que os deuses metamorfoseavam
os homens em coisas sem tirar-lhes alma.
Para que o espante da tristeza dure sempre,
em coisa da memória te mudei.


Ciumento, Terno

Ciumento, terno, inquieto,
como um sol divino amava.
Matou-se o pássaro branco,
porque ao passado cantava.

Entrava ao poente em meu quarto:
"Ama-me e ri, escreve versos!"
Enterrei o alegre pássaro
além da fonte, ao pé do tronco antigo.

Prometi-lhe não chorar.
Tenho em pedra o coração.
E é como se em toda a parte
ouvisse a doce canção.


Imagem: Nathan Altman. Portrait of Anna Akhmatova. 1914. Oil on canvas. 123.5 x 103.2 cm. The Russian Museum, St. Petersburg, Russia. Captada em: http://www.abcgallery.com/A/altman/altman1.html

5 Comments:

  • Muito justos os critérios de Justiça Poética, amiga!Beijo

    By Blogger Amélia, at 2:40 AM  

  • Amei esses dois poemas da Anna Akhmátova!!!
    É no seu blog que me envolvo com a poesia tão esquecida por mim (infelizmente).
    Beijocas

    By Blogger Mariana Valadares - Poucas e Boas da Mari, at 12:30 PM  

  • Amélia e Mariana, agradeço a visiata e leitura. A poesia é essencial.

    By Blogger Sandra Baldessin, at 7:13 PM  

  • Deve haver alguma explicação mais, digamos, filosófica ou antropológica para explicar a profundidde que os poetas e as poetisas russas têm, a capacidade de "auscutar" a alma humana de modo tão maravilhoso e completo!
    Confesso que eu não conheço Anna Ahkhmatova e fiquei impressionado com a sua poesia... Obrigado, amiga!
    Beijos
    José

    By Anonymous Anônimo, at 5:11 AM  

  • sim, Jose, essa é a finalidade desse blogue, relembrar poetas, apresentá-los aos que não os conhecem.
    besito

    By Blogger Sandra Baldessin, at 12:55 PM  

Postar um comentário

<< Home


 
  • Poucas e Boas da Mari